Grávidas podem fazer exercícios físicos?
Exercícios físicos melhoram a força, resistência e tônus muscular. Pode auxiliar a gestante a diminuir alguns desconfortos da gravidez, como: dores nas costas, melhora da prisão de ventre, inchaço e tensão muscular.
Além disso, atividade física auxilia no preparo para o esforço no trabalho de parto, otimiza a qualidade do sono da grávida, melhora a auto estima e ainda ajuda a mulher a voltar à forma após a gravidez.
Os tipos de atividades físicas recomendadas são:
- Hidroginástica
- Natação
- Caminhada
- Yoga
- Pilates
São aconselháveis exercícios aeróbicos e de baixo impacto, recomendados pelo obstetra e orientado por um profissional experiente na área.
O ritmo e a intensidade da atividade física mudam de acordo com a fase da gestação e condicionamento físico da mulher. Por isso, deve-se interromper as atividades se a gestante sentir: falta de ar, sensação de desmaio, tontura, dificuldade de andar, contrações fortes e sangramento vaginal. O bebê, em geral, fica mais quieto durante a atividade física e mais agitado após.
Se a gestante tem placenta baixa, tem pressão alta, gravidez gemelar, teve alguma ameaça de aborto espontâneo no inicio da gravidez, teve sangramento forte ou tem alguma doença grave, torna-se imprescindível a recomendação ou acompanhamento especial para iniciar a prática de exercícios físicos.
Recomendações essenciais para atividades físicas para gestantes:
- Não faça exercícios sem orientação médica
- Utilize roupas leves e adequadas para atividade física
- Respire corretamente durante o exercício. Não prenda a respiração
- Beba água! Hidrate-se!
- Escute seu corpo. Não ignore os sinais de cansaço ou exaustão!
- Contraia o assoalho pélvico durante as atividades físicas. Além de preparar a musculatura para o parto normal, ainda ajudará a prevenir a incontinência
urinária.
Comentários
Postar um comentário