Microcefalia: casos recentes podem estar relacionados a vírus transmitido pelo mosquito da dengue

 Um surto de crianças nascidas com microencefalia, no Nordeste, disparou o alerta entre gestantes e profissionais da saúde em todo o país. Foram 399 casos notificados e o provável causador é o zika vírus, transmitido pelo mosquito Aedes aegyti, mesmo vetor da dengue e da febre chikungunya. O vírus foi registrado pela primeira vez no país em abril.

Mamães, não precisam ficar em pânico, mas observar e relatar qualquer alteração ao profissional que acompanha o pré-natal.  Os principais sintomas da doença são febre intermitente, erupções na pele, coceira e dor muscular.

De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (SES), não houve, recentemente, crescimento nos registros da microcefalia nos municípios mineiros. De 1º de janeiro a 16 deste mês, foram oito casos em oito cidades: dois em março, dois em junho, dois em julho, um em agosto e outro em setembro.

Testes feitos no Laboratório de Flavivírus do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) em duas gestantes paraibanas indicaram a presença deste vírus no líquido amniótico. Em Pernambuco, uma pesquisa feita com 130 pacientes que apresentaram adoecimento neurológico após quadro viral também começou a demonstrar a infecção por zika vírus como possível causa.







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mucilon para crianças com paralisia cerebral