O bebê chegou: é preciso algumas regras para as primeiras visitas



Quando o bebê chega em casa é uma festa! Todos os famíliares e amigos não veem a hora de poder visitar o mais novo integrante da turma. Mas como receber visitas em um momento tão delicado?

Não podemos nos esquecer de que há uma fase de apadtação entre mãe e filho e que ambos precisam descansar.
 
É sempre bom deixar a visita no hospital para os mais íntimos. Quem for à maternidade deve ficar por lá por um período muito curto, já que o parto é um tanto exaustivo e a criança estará mamando, o que pode deixar a mãe constrangida por ter que mostrar os seios diante de muitas pessoas. As primeiras semanas são importantes para o vínculo entre mamãe e bebê. Por isso, os menos próximos devem visitar apenas depois de cerca de um mês. Já que esta fase inicial é extremamente exaustiva e a mãe tem de acordar no mínimo de três em três horas para amamentar, por isso a disponibilidade de atenção a uma visita é muito pequena. Mande uma mensagem, dê um telefonema breve e diga que irá visitá-los depois.

Quando for visitar, não passe de 20 minutos e não deixe para ir muito cedo ou em horário de almoço ou jantar. no máximo e não deve se estender para o jantar. A mãe está completamente devotada aos cuidados com o bebê, não terá muito tempo para receber. Caso a visita demore e não notar o inconveniente a mãe tem todo o direito de retirar-se e ir a um lugar mais calmo e reservado da casa para repousar com o bebê. Por isso é importante ter a ajuda do papai na hora de estipular regras e receber os amigos e familiares. Uma dica: ligue antes de ir visitar, combine dia e horário com os pais.

Não tem problema deixar a visita carregar o neném, desde que os cuidados de higiene sejam respeitados, como lavar as mãos e não estar com cheiros fortes de perfumes ou cigarro na roupa. Não é bom permitir que fiquem beijando o bebê, pois ele ainda não está imune às bactérias contidas no nosso corpo.

A mãe deve ser a primeira a higienizar as mãos com antisséptico antes de tocar o bebê, para dar exemplo à visitas, que devem repetir o mesmo cuidado básico. Pessoas com resfriados e doenças contagiosas não são bemvindas enquanto não estiverem bem, isso realmente pode contaminar o bebê e é dever dos pais dispensar esse tipo de visita.
 
Como algumas crianças são extremamente sensíveis, ponha o celular no silencioso e, se for fotografar, não use flash. 

Mas e como fazer todas essas exigências para as visitas sem que elas fiquem chateadas? É importante a cumplicidade e a comunicação do casal. O pai deve pensar no bem-estar da mãe e do filho e poupá-los de maiores estresses. No caso de expor as regras à família dele, deixe ele se impor. Se for com a família da mãe, ela se responsabiliza.  Os amigos em comum ficam a critério do casal, mas bom humor e franqueza são fundamentais e como a questão envolvida é a segurança do bebê, vale também seguir as recomendações dos médicos que acompanham a criança. Vale a pena combinar esses detalhes ainda na fase da gestação, assim as pessoas já estarão preparadas para os cuidados e já saberão as regras básicas de convivência com o recém chegado bebê.


Fonte: Bolsa de Bebê 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mucilon para crianças com paralisia cerebral

Participe conosco. Doar faz bem!