Dicas para visitar um recém-nascido



 A chegada do bebê é realmente um grande acontecimento. Todo mundo quer ir logo visitar a família para saber como estão e conhecer a criança que acaba de chegar. É uma ansiedade sem fim para tirar fotos, pegar no colo, conversar com a mãe para saber como foi o parto, as primeiras impressões e por aí vai.... Tudo isso é normal, mas devemos sempre pensar que nos primeiros dias mãe e filhos estão cansados, em fase de adaptação e, porque não dizer de namoro e encantamento. Sim, é quase uma lua de mel!

Por isso, principalmente se você não é da família é importante dar um tempo de pelo menos uma semana para visitar o bebê. A visita tem que ser rápida. Lembre-se de que a mãe ainda está convalescente. É muito importante também ligar antes para agendar o horário e o melhor dia. Jamais apareça de surpresa.

Dicas para visitar o recém-nascido:


- A visita na maternidade deve ser reservada para a família (só os mais próximos. Nada de primos e tias distantes). Geralmente o hospital limita a entrada. Se você quer parabenizar os pais, ligue e fale rapidinho, só mesmo para demonstrar carinho.

- Ao receber uma ligação marcando a visita, os pais podem e devem ficar à vontade para dizer que preferem esperar um pouco mais para receber visitas. O ideal é que a movimentação em torno da mãe e do bebê seja pelo menos depois de 7 a 10 dias. Isso não é falta de educação. É cuidado. Eles precisam descansar.

- Se quiser levar um presente, evite as roupinhas RN (recém-nascidos), porque os bebês crescem rapidinho e logo fica pequeno. Não se preocupe em comprar nada caro e diferente demais. Opte pela utilidade. Fraldas, itens de higiene e roupinhas bem básicas, como bodies lisinhos e culotes.

Você também pode levar uma lembrancinha para a mãe, mas evite mandar flores e chocolate para a maternidade. Flores não são permitidas nos quartos de vários hospitais e aí elas tem que ficar no corredor, podem causar alergia no recém nascido. E como na maternidade não pode, é claro que muita mamãe vai ficar morrendo de medo de tê-las dentro de casa também. Melhor evitar. Já o chocolate é TUDO QUE A MÃE MAIS QUER NESSA HORA, mas não pode, porque pode causar cólica no bebê. Então, você pode presentear a mãe com um livro, uma camisa bonita para ela usar enquanto amamenta (ou qualquer outra blusa com abertura frontal que favoreça a amamentação), uma caixa de chás, uma cesta de frutas, um porta-retratos - com certeza não vão faltar fotos. O mimo também pode ser para o pai.


Algumas regras básicas:
- Pergunte aos pais se não se importam de você levar crianças. Pode parecer chato e até antipático, mas o bebê que acaba de chegar não tem ainda defesas para tudo que está à sua volta e outros bebês e crianças são justamente os maiores “carregadores” de vírus e bactérias.

- Lavar as mãos com sabão e passar álcool em gel nas mãos e, se possível braços. Tem mãe e pai que não estão nem aí para isso, mas tem outros que se importam com esse cuidado, mas não se sentem confortáveis de pedir para você higienizar as mãos. Então, é melhor partir de você a iniciativa.

- Evite falar alto. recém-nascidos são sensíveis ao barulho.   


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mucilon para crianças com paralisia cerebral

Participe conosco. Doar faz bem!