Coisas que não devemos dizer para às crianças


Crianças têm nos pais uma das referência para construir sua personalidade. Elas costumam copiar atitudes, vocabulário e pouco a pouco vão formando sua própria personalidade.

Listamos aqui algumas coisas que não devemos dizer para as crianças. Claro que existem muitas outras. Mas estas, achamos essencial evitar, pois podem influenciar, e muito, na personalidade delas.

1 - Não ponha rótulos. Chamar seu filho de pestinha, chato, lerdo ou outro adjetivo agressivo, mesmo que de brincadeira, não é legal.Fará com que ele se sinta exatamente como você o rotulou.

2 - Não diga apenas sim. Os nãos e porquês fazem parte da relação de amizade que os pais devem construir com os filhos. Também contribuem para um convívio social saudável.

3 - Não pergunte à criança se ela quer fazer uma atividade obrigatória ou ir a um evento indispensável. Diga apenas que agora é a hora de fazer.

4 - Não mande a criança parar de chorar. Se for o caso, pergunte o motivo do choro ou apenas peça que mantenha a calma, ensinando assim a lidar com suas emoções.

5 - Não diga que a injeção não vai doer, porque é mentira. Você sabe que vai doer. A menos que seja gotinha, diga que será rápido ou apenas uma picadinha, mas não engane.

6 - Não diga palavrões. Seu filho vai repetir as palavras de baixo calão que ouvir.

7 - Não ria do erro da criança. Fazer piada com mau comportamento ou erros na troca de letras pode inibir o desenvolvimento saudável.

8 - Não diga mentiras. Todos os comportamentos dos pais são aprendidos pelos filhos e servem de espelho.

9 - Não diga que foi apenas um pesadelo e mande voltar para a cama. As crianças têm dificuldade de separar o mundo real do imaginário. Quando acontecer um sonho ruim, acalme seu filho e leve-o para a cama, fazendo companhia até dormir.

10 - Nunca diga que vai embora se não for obedecido. Ameaças e chantagens nunca são saudáveis.

11 - Nunca ameace a criança dizendo que se ela não comer, ou algo do tipo, ela irá ao médico ou tomar injeção.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mucilon para crianças com paralisia cerebral

Participe conosco. Doar faz bem!