Qual é o significado do choro dos bebês?




O choro do bebê, principalmente para as mamães de primeira viagem, costuma ser motivo de angústia e preocupação. Mas, fique calma. Nos primeiros meses, a única forma de comunicação que seu bebê tem com você e com o mundo é o choro. É a forma mais poderosa e eficaz de conseguir o que ele precisa. Muitas vezes ele só necessita de colo e carinho.

É importante também que você saiba que cada bebê reage de um jeito, por isso, nem sempre o que dá certo para o filho da sua amiga dará para o seu filhote.

Quando o choro começar, você deve pensar em quais são as necessidades do seu bebe: fome, cólica, sono, frio, calor ou a fralda já estar molhada ou suja. Partindo deste caminho, fica mais fácil identificar o motivo do choro.

Existem dicas para traduzir os tipos de choro, mas lembre-se: as crianças não são iguais, portanto, o choro varia de uma para o outra.

Fome: gemidos semelhantes a um apelo que não cessam com carinhos somente quando estiver satisfeito. 

Dor: grito agudo seguido de um pequeno intervalo.

Fralda suja ou roupa desconfortável: choro fraquinho e estridente.

Cólica: choro agudo e intenso, normalmente leva a criança a esticar e encolher as perninhas, tremer o queixo e fazer cara de dor.

Frio ou calor: é um choro copioso de desconforto.

Excesso de estímulo ou irritação: é um choro meloso que ocorre ao fim de um dia movimentado.

Sono: criança agitada e com choro nervoso.

Emocional: choro geralmente é acompanhado de soluços, como se o pequeno estivesse meio "engasgado" de raiva ou brabeza.

Elimine cada opção até chegar em uma que acalme seu bebê. Se o choro persistir, o bebê pode estar com febre ou com alguma dor. Não ofereça remédios sem orientação médica. Procure o pediatra do seu filho e com ele descubra o que o pequeno tem.

FIQUE ATENTA!

0 a 3 meses - é um período que a criança tem muitas cólicas. Para evitá-las, faça massagens na barriga do seu bebê e mexa suas perninhas (bicicleta) de duas a três vezes ao dia e não somente nos períodos e cólicas.

3 a 6 meses - continue somente com leite materno, além de satisfazer a necessidade de sucção de seu bebê, não sobrecarregará o seu rim e intestino com nutrientes pesados contidos em outros tipos de alimentos, evitando assim desconfortos.

6 a 12 meses - Criança não sabe o que é manha ou birra até os 12 meses. Por isso, se a criança chorar, atenda e verifique as causas do choro.

Fonte: Adaptação do Guia do Bebê - UOL

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mucilon para crianças com paralisia cerebral

Participe conosco. Doar faz bem!