Entrevista para o blog da Tatiana Melo

Confira nossa entrevista na seção Mulheres Organizadas do blog da Personal Organizer Tatiana Melo.

Falamos um pouco sobre desapego e o prazer que é poder doar coisas que possam ser úteis para alguém.  

Leia a matéria completa aqui: https://bit.ly/2L9OZLZ
  


1. Conte sua trajetória como Personal Organizer.

Eu comecei a me interessar pela organização pessoal a partir da necessidade de organizar minha casa, meus compromissos, minha vida. Eu me mudei muitas vezes de casa, de cidade e até de país. E sempre consegui coordenar as mudanças sem estresse, fazendo a minha adaptação e da minha família com tranquilidade.
Daí comecei, a partir de 2009,  a estudar, e a investir em organização profissional. Já são 10 anos de muito aprendizado e trabalho. Sempre conciliando a organização com meus projetos pessoais. 

2.  Quando e como começou o Projeto Vó Dolores?

Comecei em fevereiro de 2013. Já são seis anos e mais de 1.200 mães atendidas.

3.  Como funciona a coleta de materiais? 

Temos dois pontos de coleta: bairro Nova Gameleira, onde funciona o nosso bazar permanente; e na minha casa, no bairro Cruzeiro. Estando no nosso percurso, também passamos para recolher. 
4. Hoje o projeto Vó Dolores atende famílias em qual perfil?


Atendemos, prioritariamente, mães que passam por necessidades e/ou estão em situação de risco social. Gestantes e suas famílias. 
5. As doações são encaminhadas para quais bairros? Existe um direcionamento planejado?

Há um planejamento para o cadastro, triagem, organização e entrega das doações. O cadastro é feito no nosso blog www.vodolores.blogspot.com.br , onde elas listam as necessidades. A partir do cadastro, faço contato com cada uma para falar sobre o que é possível doar e também para ouvi-las. Depois, há dias da semana em que são preparados os kits, organizadas as listas e feita a triagem de todas as doações. Então, agendo a data e o horário para elas buscarem. Dois dias antes e na véspera, envio mensagem para confirmar as entregas, que são realizadas em um ponto central de Belo Horizonte.
A grande maioria reside nas periferias e grande BH. Também partilhamos as doações com projetos sociais que auxiliam pessoas em situação de rua e de vulnerabilidade social.

6. Como este projeto contribui para sua vida e para a vida das pessoas ao seu redor?

Foto: Projeto Vó Dolores
O projeto me ensina o desapego, a solidariedade, o amor ao próximo. E me desafia a manter a organização e a gestão do tempo também. É corrido, apertado, mas com organização sempre é possível fazer algo por alguém. O Projeto Vó Dolores é pequeno e não tem sede. É uma iniciativa coletiva que estimula o desapego, o olhar para o lado e ver que o outro tem necessidades que podemos suprir com aquilo que temos e não usamos, mas que pode ser útil para alguém. Que sempre temos algo em casa que podemos doar

Formamos uma rede de solidariedade. Temos um grupo no Facebook, o Doações e Trocas Projeto Vó Dolores, que já tem mais de mil participantes. É lindo ver as mães que recebem as doações depois doam também para outras.

Nosso lema é: Doar faz bem! E faz mesmo. Ouvimos muitos relatos de pessoas que antes guardavam tudo, que eram até acumuladoras e que depois de doar pela primeira vez, não pararam mais. 

7. Como as pessoas podem ajudar o Projeto Vó Dolores?

De diversas maneiras:
- Doando roupas, calçados e acessórios em bom estado, que possam ser úteis para as famílias;
- Doando utensílios que possam ir para o nosso bazar permanente, que tem renda revertida para a manutenção do projeto;
-  Ajudando a divulgar este conceito de desapego.

Fotos: Projeto Vó Dolores




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mucilon para crianças com paralisia cerebral

Participe conosco. Doar faz bem!