Grávidas podem fazer exercícios físicos?


Exercícios físicos melhoram a força, resistência e tônus muscular. Pode auxiliar a gestante a diminuir alguns desconfortos da gravidez, como: dores nas costas, melhora da prisão de ventre, inchaço e tensão muscular.

Além disso, atividade física auxilia no preparo para o esforço no trabalho de parto, otimiza a qualidade do sono da grávida, melhora a auto estima e ainda ajuda a mulher a voltar à forma após a gravidez.

Os tipos de atividades físicas recomendadas são:

- Hidroginástica

- Natação

- Caminhada

- Yoga

- Pilates

São aconselháveis exercícios aeróbicos e de baixo impacto, recomendados pelo obstetra e orientado por um profissional experiente na área.

O ritmo e a intensidade da atividade física mudam de acordo com a fase da gestação e condicionamento físico da mulher. Por isso, deve-se interromper as atividades se a  gestante sentir: falta de ar, sensação de desmaio, tontura, dificuldade de andar, contrações fortes e sangramento vaginal. O bebê, em geral, fica mais quieto durante a atividade física e mais agitado após.

Se a gestante tem placenta baixa, tem pressão alta, gravidez gemelar, teve alguma ameaça de aborto espontâneo no inicio da gravidez, teve sangramento forte ou tem alguma doença grave, torna-se imprescindível a  recomendação ou acompanhamento especial para iniciar a prática de exercícios físicos.

 Recomendações essenciais para atividades físicas para gestantes:

- Não faça exercícios sem orientação médica

- Utilize roupas leves e adequadas para atividade física

- Respire corretamente durante o exercício. Não prenda a respiração

- Beba água! Hidrate-se!

- Escute seu corpo. Não ignore os sinais de cansaço ou exaustão!

- Contraia o assoalho pélvico durante as atividades físicas. Além de preparar a musculatura para o parto normal, ainda ajudará a prevenir a incontinência
urinária.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mucilon para crianças com paralisia cerebral

Participe conosco. Doar faz bem!