Fim da Licença Maternidade: hora de voltar ao trabalho


Voltar ao trabalho após a licença maternidade é um momento difícil, mas não impossível de superar. Muitas mulheres se perguntam de que forma irão lidar com isso, como se separar do bebê e estabelecer uma rotina diferente. Afinal, foram alguns meses de convivência intensa e necessária para mãe e filho. 

Retomar às atividades faz bem para o corpo e a mente. E, planejar a volta é essencial para uma nova rotina equilibrada, com o mínimo de atropelos. 


Você pode utilizar o tempo da licença para resolver muitas coisas, inclusive onde e com quem o bebê vai ficar. Em casa com uma babá ou no berçário? Seja como for, procure conhecer muito bem as condições, horários, tempo de deslocamento etc.

É importante adaptar o bebê à nova rotina. Muitas mães, antes de voltar ao trabalho já começam a levar a criança para o berçário, por algumas horas, para começar a ambientação. O mesmo pode ser feito com a babá, em casa. Sair para resolver coisas deixando o bebê aos cuidados de uma pessoa de confiança.

A babá terá condições dar atenção exclusiva ao recém nascido, diferente da creche ou berçário. O bebê continuará no mesmo ambiente em que convivia com a mamãe, facilitando os hábitos e a adaptação. Por outro lado, o custo de manutenção de uma babá é relativamente alto e exige uma proximidade muito grande com os pais, afinal de contas será um estranho em sua própria casa. É importante que se investigue o passado profissional da pessoa que cuidará de seu filho, só assim você se sentirá mais segura.

Não se sinta culpada por ter que retornar ao trabalho. Sua criança também terá a uma rotina. Procure aproveitar ao máximo o tempo que estiverem juntas para brincar, alimentar, participar do banho, conversar, ensinar, sem deixar estes momentos de carinho para terceiros.

Como foi a sua volta ao trabalho? Conta pra gente?




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mucilon para crianças com paralisia cerebral

Participe conosco. Doar faz bem!