Cada semana uma descoberta



A gravidez é um momento feliz e de muitas mudanças na vida de um casal. Requer novas adaptações no campo familiar, social e econômico. É no primeiro trimestre que estes efeitos são mais efetivos.

Para a gestante, também ocorrem as modificações do corpo e as alterações no humor. Principalmente no segundo trimestre, quando a feminilidade aflora, os sentimentos são mais positivos, e as mudanças no corpo ficam mais evidentes. É quando também começam os movimentos do bebê no ventre, que proporcionam experiências inigualáveis para o casal. Mas há mulheres que não se sentem tão femininas. As alterações, principalmente físicas, como o aumento de peso e possíveis mudanças na pele como manchas podem deixar a estima baixa. Algumas também podem ter dificuldades na relação sexual com o parceiro. Além de outros fatores como a gravidez não planejada e a ausência de apoio do pai, contribuem para a falta de aceitação e o sentimento negativo, gerando insegurança, medo, irritabilidade. No terceiro trimestre, a mulher fica mais ansiosa com o momento do parto e pós-parto. Aí surge a insegurança e a dúvida sobre sua capacidade de cuidar do bebê.

Para amenizar as variações de humor, é aconselhável caminhada diária, uma boa alimentação, descanso e atividades que tragam bem estar. Busque o acompanhamento médico em todas as etapas e, se possível terapêutico, para que essas novas situações e inseguranças que acercam a gestante,  sejam menos impactantes. 

Geralmente as faculdades e universidades oferecem serviço gratuito de apoio à gestante. Aqui em Belo Horizonte, por exemplo, as faculdades FEAD, FUMEC, PUC contam com este serviço.


O apoio da família e dos amigos é essencial durante e após o período da gravidez, para que a futura mamãe torne-se mais confiante, com um ciclo saudável e afetivo, que facilitará o vinculo com o bebê e sua adaptação na família.

Acima de tudo: acredite em você e sua capacidade de gerar coisas boas. De gerar a vida!






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mucilon para crianças com paralisia cerebral

Participe conosco. Doar faz bem!