O que a grávida deve saber sobre Drenagem Linfática?




Estar grávida é maravilhoso, mas não é uma tarefa muito fácil. A maioria das mulheres sofrem no inicio da gravidez com enjoos  vômitos, dores de cabeça e sono excessivo. E no segundo trimestre da gravidez costuma surgir o inchaço nas pernas, mãos ou face.

Mas, por que as grávidas incham? Um dos principais fatores são as alterações hormonais ocorridas na gravidez para manutenção da criança no útero. Esses hormônios podem aumentar a retenção de líquidos e causar sensação de “peso” nas pernas, dores nos membros inferiores e dor com perda de força nas mãos e punhos (síndrome do túnel do carpo).

O que fazer para diminuir um pouco os desconfortos do edema (inchaço) gestacional?
Um dos paliativos mais eficientes é a Drenagem Linfática Manual. Se trata de uma massagem com movimentos suaves e rítmicos, realizados de maneira que esse excesso de líquidos retidos seja absorvido pelo corpo e eliminado pela urina.

A drenagem linfática deve ser feita por um fisioterapeuta, sob recomendação do obstetra, a partir do 3º mês de gestação. As contra indicações são para grávidas hipertensas, com trombose venosa profunda, insuficiência renal, problemas linfáticos, infecção de pele ou erupção cutânea.

É importante ressaltar que essa massagem, quando feita de maneira adequada, NÃO traz risco para o bebê. Pelo contrário, a Drenagem linfática promove sensação de relaxamento para a mãe, alivia as tensões musculares e ainda pode melhorar o aspecto da celulite.

E no pós-parto, a mulher pode ser beneficiar da drenagem linfática para retornar a forma corporal anterior de maneira mais rápida. Importante lembrar que drenagem não emagrece, apenas desincha!
Faça Drenagem Linfática somente com Fisioterapeuta especializado e sob orientação médica!



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mucilon para crianças com paralisia cerebral

Participe conosco. Doar faz bem!