Diário do bebê: por que o recém-nascido chora?


O choro do bebê é uma preocupação para os pais, que muitas vezes fazem de tudo e o pequeno não para. Então, o que fazer para tranquilizar a criança, para que ela tenha uma rotina tranquila?

Bom, o bebê chora porque quer alguma coisa. Os motivos variam: fome, fralda suja, frio, calor, posição desconfortável, incômodo, irritação por barulho ou luz, estresse diante da movimentação de adultos e por aí vai. Muitas vezes, o cansaço e a falta de sono podem fazê-lo perder a paciência. Lembre-se sempre de que essa é a única forma de expressão do pequeno. Se você perceber que está irritada demais, peça ajuda a alguém, tente sentar, respirar fundo e se acalmar. Tudo vai dar certo. Mesmo porque, a partir dos quatro meses, a tendência é que eles chorem menos.

Mas como identificar a causa do choro?

Eles passam nove meses em um lugar aconchegante onde não falta carinho e alimento. Um belo dia nascem e perdem, momentaneamente, esta referência. São muitas emoções nos primeiros meses de vida.  A dificuldade dos pais é entender quais os anseios do bebê em cada situação.


Cólica

A careta costuma estar associada às cólicas, que, em geral, vêm acompanhadas de um choro agudo e persistente e um apelo desesperado. Este comportamento também pode estar ligado a outros tipos de dor, como as de ouvido, bastante frequentes nos primeiros anos de vida. Com cólica, normalmente o bebê se contorce bastante, esticando e encolhendo as pernas. 

Nunca parta do princípio de que o choro é manhã e que o bebê deve ficar no berço para se acostumar. Os pais devem agir rápido para que ele não sofra por muito tempo. A primeira coisa é manter a calma para que o bebê se sinta seguro. Assim, pegue-o no colo. Aplicar compressas morninhas no abdome e fazer massagens também podem trazer alívio. Utilizar medicamentos, deve ser o último recurso e sempre orientada por um médico.

Conversar calmamente com o bebê também ajuda a acalmá-lo. A voz da mãe e um afago, pode ser um santo remédio, principalmente para que ele se sinta seguro, protegido.

Com o pequeno no colo, veja se suas necessidades básicas foram supridas: se dormiu o suficiente e se está bem alimentado, limpo e vestido de acordo com a temperatura ambiente.


Atenção


Sempre que o choro é prolongado, não há fome e já foram realizados os ajustes para alívio das causas mais frequentes, confira a temperatura e verificar a presença de alterações na pele, nos membros e na cabeça, além de checar sinais de traumatismo. É importante averiguar, também, se o choro acompanha sinais de infecção, tais como febre, vômitos, tosse e diarreia.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mucilon para crianças com paralisia cerebral

Participe conosco. Doar faz bem!