Saúde bucal infantil: um cuidado que começa na gravidez



Você sabia que os cuidados com os dentes do seu bebê começam ainda na gravidez? Por isso, é importante que as mamães gestantes peçam orientação ao médico que a acompanha, sobre o uso de alimentos como o cálcio, pois ajudam no fortalecimento dos ossos e, consequentemente, na formação dos primeiros dentinhos do bebê.
Após o nascimento, novas formas de cuidar dos dentes do bebê devem ser incorporadas. Comece a higienizar a boca antes mesmo do primeiro dentinho nascer. A limpeza deve ser feita com gaze ou uma fraldinha de pano molhada em água filtrada. Faça movimentos leves e circulares, retirando o excesso de leite que costuma ficar acumulado nas gengivas, bochechas e língua. Esse processo de massagem também ajuda a preparar a gengivas para receber os dentes de leite que vão começar a romper. 
Quando os dentes do fundo aparecerem, já é hora de pensar na escova dental. As cerdas da escova devem ser macias e a cabeça pequena que permita alcançar todos os cantinhos da boca do seu bebe. É importante também que a escova seja trocada a cada três meses e o creme dental seja sem flúor. Para realizar a escovação, coloque uma quantidade mínima de creme dental na escova e faça suaves movimentos circulares na área em que os dentes encontram as gengivas. No mais, evite refrigerantes, sucos adoçados, principalmente entre as refeições e na hora de dormir.
É recomendável também uma consulta com um odontopediatra para receber orientações e saber se está tudo certinho com a gengiva e a dentição.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mucilon para crianças com paralisia cerebral

Participe conosco. Doar faz bem!