Dicas para prevenir o estresse pós-parto


O nascimento do bebê é um momento de grande alegria. Mas também pode desencadear um certo nervosismo, incertezas, medo. Enfim, uma mistura de sentimentos.

Depois que o bebê nasce, a mãe também passa por uma avalanche de emoções. Somadas às novas responsabilidades, os cuidados com o bebê, como amamentar, trocar fraldas e colocá-lo para dormir. Tudo isso pode gerar um estresse, traduzido, muitas vezes em irritabilidade, tristeza e até mesmo depressão. É preciso ficar atenta.

Aqui estão algumas dicas para as mamães passarem por este período com mais tranquilidade.


1. Estado geral de saúde
Se possível, faça uma avaliação sobre seu estado geral de saúde durante a gestação. Adolescentes, mulheres acima de 35 anos, mães com aborto de repetição e portadoras de doenças crônicas costumam apresentar gravidez de risco, que contribui para o estresse. A informação reduz a ansiedade, mas é preciso autoconhecimento para você saber se está pronta para lidar com a situação, inclusive ter de ficar em casa sem trabalhar.

2. Estilo de vida saudável

Alimentação balanceada e rica em fibras, muita água, atividade física moderada e regular, estabilidade emocional e distância de cigarro e drogas são desejáveis para uma grávida.

Hábitos saudáveis contribuem para uma maternidade sem traumas.

3. Estreite os laços afetivos

O suporte da família e dos amigos é decisivo para a paz de espírito da mãe, sobretudo numa gravidez não programada ou indesejada. O parceiro tem um papel fundamental. Se ele apoiar a parceira e participar da gestação, os riscos de estresse diminuem bastante.

4. Finanças em dia

A condição financeira é um motivo recorrente para o estresse. Tente planejar as despesas e tenha uma reserva para algum imprevisto.

5. Cultive o vínculo materno

Converse com o bebê, conte histórias, afague sua barriga, massageie as extremidades, abrace-o. Ações como essas ajudam a aumentar a afinidade com o filho. O vínculo materno neutraliza os efeitos do estresse.

6. Apoio para o momento do parto

O nascimento costuma ser o momento mais esperado pelas mães. E o de maior descarga emocional. Por isso, vale a pena pedir ao marido ou a alguém de confiança que esteja presente nessa hora. Os especialistas garantem que a recuperação do parto normal é menos traumática. Mas é importante tomar uma decisão consciente. A mãe é quem sabe como quer ter o bebê.

7. Estabilidade emocional

A gravidez mexe com as mulheres. Portante, é preciso se preparar. O desequilíbrio é a porta de entrada para o estresse. E pode ter consequências negativas, como distúrbios do
sono, alternância entre carinho e agressividade, irritação, raiva, culpa e, enfim, depressão.

8. Encare com bom humor as mudanças no corpo

O corpo muda com a gestação, mas com o tempo e a adoção de cuidados, é possível recuperar a forma. 

9. Horas de sono

No começo, a criança mama em intervalos de três a quatro horas. A mãe precisa se acostumar com o ritmo e procurar descansar nos momentos em que o bebê dormir. A falta de sono favorece o estresse. Um cuidado importante: esvazie os dois peitos a cada mamada, isso vai saciar o bebê por mais tempo.

10. Aprenda a amamentar antes de o bebê nascer

Amamentar exige instrução. Se o bebê tiver dificuldade de pegar o peito no começo, insista com paciência e tranquilidade. Se você estiver muito insegura, procure um serviços de apoio à amamentação e converse com amigas que já tiveram filhos.

11. Depressão pós-parto

Está vinculada ao puerpério, período que decorre desde o nascimento da criança até que o corpo e o estado geral da mulher voltem às condições anteriores à gestação. A mãe se
aliena da realidade, torna-se agressiva, sente-se intimidada pela dependência integral da criança, perde a comunicação afetiva com o bebê, dorme mal, apresenta falta de apetite e pode ter taquicardia, hipertensão e problemas intestinais. Busque informações.

12. Alimentação rica em vitamina B

O estresse natural do período pós-parto pode ser combatido com as chamadas vitaminas do complexo B. Elas restauram a memória, neutralizam a ansiedade e favorecem o sono. Você pode encontrar essas vitaminas em alimentos como as nozes, a ervilha e o feijão.

13. Reserve um tempo para você

Tenha um tempo para você. Não fique exclusivamente em torno do bebê, mesmo nas primeiras semanas. É preciso aliviar o estresse. Conversar sobre outros assuntos, busque atividades relaxantes, tome um banho com calma e cuide de sua higiene pessoal. Evite, por exemplo, passar o dia de pijama e, entre uma mamada e outra, mesmo se o tempo for curto para uma soneca, coloque um CD de música que lhe traga tranquilidade.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mucilon para crianças com paralisia cerebral

Participe conosco. Doar faz bem!